20 Dizer que Estou Contigo
UM PROGRAMA ARTÍSTICO-CULTURAL DO TRIGO LIMPO TEATRO ACERT NAS FREGUESIAS DE 6 MUNICÍPIOS AFETADOS PELOS INCÊNDIOS DE 2017
A cultura não resolve o imediato, ajuda a transformar as sensibilidades que proporcionam a mudança.
Por isso, “20 Dizer que Estou Contigo” habitará Vila Ruiva!
7 DE DEZEMBRO (sexta feira), 21:00h
VILA RUIVA (Nelas)
Centro Social Desportivo Cultural e Recreativo de Vila Ruiva
A ACERT, no período que se seguiu aos incêndios avassaladores do ano passado, decidiu dar o seu apoio às iniciativas da sociedade civil que ocorreram. Sabendo que a ação solidária não se deveria confinar ao período imediato, preparou espetáculos que, ao longo do ano, acontecessem junto das populações afetadas pela calamidade. É assim que duas produções teatrais do Trigo Limpo teatro ACERT “Fogo” e “Água” continuam a percorrer localidades do Concelho de Tondela. Será assim que “20 Dizer que estou Contigo”, um espetáculo especialmente concebido para o efeito, irá iniciar uma viagem afetiva junto da população de 6 localidades da Região Centro, sendo Vila Ruiva uma das freguesias onde será apresentado, contando com a parceria do Município de Nelas e da Junta de Freguesia de Senhorim.
Cientes de que a solidariedade não se confina à sempre necessária e urgente ajuda financeira, pretende-se com este programa artístico-cultural demonstrar a importância de vivenciar com proximidade afetuosa com os habitantes de freguesias que sofreram os horrores dos incêndios. Os espetáculos integrarão textos e poemas de alunos que desafiámos a escreveram para o efeito.
Serão momentos de partilha para amenizar desgostos. Incentivos de esperança e determinação pelos desafios de ânimo que importa erguer coletivamente.
A cultura e a arte têm também uma função de reunir vontades e estimular a perceção humanística e social. Por isso, este “20 Dizer que Estou Contigo” irá valorizar a “Palavra dita e musicada”, enquanto elemento de reinserção social que amplia horizontes humanos dos cidadãos em torno de causas coletivas.
O humor, a poesia e o sonho, parecendo elementos dispensáveis à vida humana, pela ausência de valor material, têm virtudes que os tornam indispensáveis ao viver em sociedade e, como tal, imprescindíveis no comportamento e nas relações de partilha e de solidariedade entre os povos.
A cultura não resolve o imediato, ajuda a transformar as sensibilidades que proporcionam a mudança.
Por isso, “20 Dizer que Estou Contigo” irá habitar Vila Ruiva!
FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA
Direção e declamação: José Rui Martins
Arranjos, voz, flauta e m’bira: Luísa Vieira
Som e luz: Luís Viegas