Decorreram ontem, dia 26 de maio 2022, no Auditório do Edifício Multiusos de Nelas, as 1as Jornadas da Universidade Sénior de Nelas – Viver a 100% na terceira idade. A abertura da sessão contou com a presença do Presidente do Município de Nelas, Joaquim Amaral, que saudou todos os presentes e a quem dirigiu palavras de reconhecido agradecimento pelo acolhimento da iniciativa no seio de tão excelentes oradores. “É com muita satisfação que proporcionamos um dia rico em aprendizagens, troca e partilha de experiências e conhecimento, com tão notável painel de conferencistas e plateia intergeracional. Quero enaltecer também a iniciativa promovida pela Universidade Sénior do Município de Nelas e agradecer, em particular, a presença da professora Lia Araújo, docente e investigadora do Instituto Politécnico de Viseu, moderadora destas jornadas, e ao Grupo de Cavaquinhos e Guitarras da Universidade Sénior de Nelas”, disse Joaquim Amaral.
Este evento contou com três mesas de trabalho que focaram diversos temas, como a importância da mobilidade física do sénior, boas práticas de inclusão social e digital, qualidade de vida e bem-estar, saúde e felicidade.
A mobilidade física do sénior, foi o tema explorado pela mesa 1 tendo como intervenientes Ermelinda Afonso, Técnica Superior de Desporto no Município de Viseu e Coordenadora do Programa de Avaliação Multidimensional dos Participantes do Programa Atividade Sénior que nos falou sobre “a importância da atividade física” e Sandra Gagulic, Fundadora, Sócia Gerente e Fisioterapeuta da empresa Planycorpo e Coordenadora do Departamento de Ergonomia com o tema “A fisioterapia ao serviço do envelhecimento saudável”.
A mesa 2 – Boas Práticas – contou com a participação da Sioslife que abordou a questão da “Inclusão digital no bem-estar geral dos seniores”; Isabel Rodrigues, Técnica Superior de Ação Social do Município de Nelas com uma exposição sobre o “Município inclusivo” e fechando a manhã contámos com a presença de Andrea Ferreira, Técnica do Eixo I e III no projeto CLDS Nelas 4You com o tema “Ser Digital. Bem-Estar Social”.
Durante o período da tarde trabalhou-se o “Bem-estar subjetivo dos seniores”. Nesta terceira e última mesa contamos com a presença de Emília Vergueiro, Psicóloga e Psicoterapeuta no Centro de Apoio Alzheimer Viseu, com o tema “Promoção e prevenção da saúde mental dos seniores”; com Ângelo Valente, Animador Sociocultural da Empresa Interage acompanhado da Shy (muito mais que uma cadela) arrancando emoções com “Never to late”; o Rui Pedro Loureiro, Médico de Medicina Geral e Familiar da UCSP de Oliveira do Hospital, falando sem tabus nem preconceitos sobre “Afeto e sexualidade na terceira idade” e José António Pereira da Silva, Professor de Reumatologia na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra e Diretor do Serviço de Reumatologia do Centro Hospitalar da Universidade de Coimbra, que proporcionou um momento de felicidade falando sobre “Saúde e Felicidade . Amigos inseparáveis!”
O auditório foi manifestamente pequeno para acolher tantas partilhas e felicidade de quem trabalha nesta área profissional por amor! Jornadas de trabalho e de reflexão alargada, no sentido de ajudar a ultrapassar os desafios impostos tanto aos próprios seniores, como às famílias, instituições e profissionais, e na promoção da qualidade de vida desta faixa etária.