Na sequência do acompanhamento que a Protecção Civil Municipal vem fazendo da situação pandémica Covid-19 no Lar da Lapa do Lobo, das medidas adoptadas pelo seu corpo técnico e das que resultaram da reunião da Comissão Municipal de Protecção Civil, realizada na passada quinta-feira, dia 10 de dezembro, cumpre dar nota às famílias e à comunidade que, de acordo com os dados fornecidos pelos Serviços técnicos da Instituição e dos responsáveis da Saúde Pública, a situação tem evoluído da forma que a seguir se indica.
Os 73 utentes que testaram positivo à Covid-19 entre os dias 02 e 04 de Dezembro, foram já sujeitos a novos testes, tendo já resultado negativo 43 utentes, encontrando-se, pois, curados.
Dos 22 funcionários da Instituição cujos testes deram resultado positivo à Covid-19, realizaram, entretanto, já novo teste, tendo 17 deles apresentado agora resultado negativo, tendo já regressado ao trabalho.
Permanecem, assim, positivos Covid-19 na Instituição ainda 25 utentes e 5 funcionários, estando previsto que os mesmos sejam novamente sujeitos a testes ainda no decurso desta semana.
Desde o início desta crise pandémica na Instituição, faleceram 5 pessoas ali internadas e que entretanto foram sujeitas a cuidados hospitalares e que era, uma natural do Concelho de Tondela, outra natural do Concelho de Viseu e 3 naturais do Concelho de Nelas, com idades de 77, 82, 88, 90 e 96 anos.
Nesta data, encontram-se ainda a receber cuidados hospitalares mais 2 utentes que testaram positivo ao Covid-19 (de 69 e 84 anos de idade), e uma utente que testou negativo ao Covid-19, de 85 anos.
Os restantes utentes e funcionários encontram-se bem e devidamente acompanhados por equipa médica, de enfermagem e restante pessoal das diversas valências de apoio, no sentido de minimizar as consequências da crise verificada e de recuperar o mais rapidamente possível da doença todos os restantes utentes e funcionários.
A Protecção Civil Municipal e todos os seus Agentes, incluindo GNR, Bombeiros, Autoridades de Saúde, Junta de Freguesia da Lapa do Lobo, Serviços Municipais, Câmara Municipal e respectivo Presidente de Câmara exprimem a sua gratidão a todos os técnicos e à Instituição “Fundação Lopes da Fonseca” pelo empenho e dedicação colocados na resolução deste grave problema, manifestam a sua solidariedade para com todas as pessoas afectadas pela doença e expressam às famílias enlutadas o seu pesar pelo falecimento dos seus entes queridos.
Nelas, 14 de Dezembro de 2020
O Presidente da Câmara e Responsável da Protecção Civil Municipal,
José Borges da Silva