Reuniu hoje a partir das 15:00 horas no Auditório do Edifício Multiusos de Nelas, sob a presidência do Presidente da Câmara Municipal, Dr. José Borges da Silva, a Comissão Municipal de Protecção Civil, tendo estado presentes em representação da saúde a Sr.ª Delegada de Saúde responsável pela área COVD no Concelho de Nelas Dr.ª Ana Margarida, o Sr. Delegado de Saúde de Nelas, Dr. Bernardino Campos, em representação da Unidade de Saúde Familiar Coração da Beira, de Canas de Senhorim, Dr.ª Cristina Duarte, os Comandantes dos Bombeiros Voluntários de Nelas e de Canas de Senhorim, respectivamente, Guilherme Almeida e Hugo Ramos, os Comandantes da GNR, do destacamento Territorial, e dos Postos da GNR de Nelas e de Canas de Senhorim, respectivamente Capitão Batista, Christian Banha e Mário Fernandes, o representante do CDOS, Dr. Alexandre Borges, a Representante do Centro Regional de Segurança Social de Viseu, Dr.ª Rosário Simões, o Director/CLE da Cruz Vermelha Portuguesa, Dílio Francisco, a Coordenadora da Protecção Civil Municipal, Inês Mendonça, a Jurista da Câmara Municipal, Marta Bilhota, a Técnica da Acção Social da Câmara Municipal, Isabel Rodrigues.
Estiveram ainda presentes, a convite do Presidente da Câmara, os Directores dos Agrupamentos de Escolas de Nelas e de Canas de Senhorim, respectivamente, Professoras Olga Carvalho, Rosa Reina e Professor António José Cunha, bem como foram convocadas a participar todas as Juntas de Freguesia, tendo comparecido o representante da Junta de Freguesia de Vilar Seco, Paulo Abrantes, de Santar e Moreira, Jorge Abreu, de Carvalhal Redondo e Aguieira, Alice Santos, e da Lapa do Lobo, António Costa.
A reunião visava fazer um ponto da situação do agravamento do número de casos COVID positivos diagnosticados no Concelho de Nelas nos últimos dias, bem como a situação que levou ao encerramento da escola do 1.º Ciclo de Vilar Seco a ainda à análise de situações pontuais de encerramento de salas de creches e testes de pessoal externo numa IPSS.
A responsável da Saúde Pública pelo acompanhamento COVID no Concelho de Nelas, Dr.ª Ana Margarida, fez um ponto da situação existente, caracterizando a situação como a merecer atenção e cuidado por parte de todas as entidades mas que deve ser encarada com realismo e sem dramatismo, não obstante ter comunicado a existência no dia de hoje de 8 novos casos positivos diagnosticados, passando o Município de Nelas a ter, desde o início da pandemia, um total de 79 casos diagnosticados, estando, desses, 33 casos activos.
Referenciou que não se pode considerar a existência de qualquer surto no Concelho de Nelas, mas apenas de casos dispersos pelo território, estando o encerramento das instalações escolares ou das creches relacionado apenas com o diagnóstico de um ou dois alunos ou de uma educadora, implicando tal situação, por segurança, a quarentena dos restantes alunos, professores e auxiliares.
Não obstante o aumento que se tem verificado de casos activos, que considerou comum, a muitos outros Municípios, até vizinhos do Concelho de Nelas, nos últimos dias, não vê razões, nesta fase, para medidas mais restritivas de afastamento social do que aquelas que quer o Governo quer a Câmara já implementaram, em particular, não vê motivo para o encerramento na época dos finados, dos cemitérios nem para o encerramento das feiras mensais, sem prejuízo do rigoroso cumprimento das limitações do horário e controlo das entradas que pretendem ser implementados.
As situações positivas trazem associadas dúvidas relacionadas com testes aos alunos que devem ser considerados contactos de risco, bem como o apoio às famílias na sua situação profissional, situações colocadas em particular pelos representantes das escolas, da área da saúde concelhia e dos presidentes de junta e que foram devidamente esclarecidas quer pela representante da Saúde Pública, quer pela representante da Segurança Social.
Considerou a Comissão como essencial um incremento ainda maior de acções de sensibilização junto das populações no sentido de cumprirem as regras das autoridades públicas, manifestando os agentes de protecção civil, em especial as autoridades policiais presentes, grande empenhamento na fiscalização e actuação, em especial nos próximos dias, atenta a época que se vive e a cadeia de contágio que se vem verificando com o aumento do número de casos.
Ouvidos todos os presentes na Comissão Municipal de Protecção Civil quanto ao encerramento ou não neste período dos finados dos cemitérios, bem como o encerramento ou não das feiras mensais durante o mês de Novembro, foi consensual opinião de que, face à proibição implementada pelo Governo de circulação entre Municípios durante os dias 30 de Outubro a 03 de Novembro, as restrições já comunicadas de permanência do número de pessoas simultânea dentro dos cemitérios e o afastamento entre as mesmas quer dentro quer fora dos mesmos e a vigilância a realizar pela Protecção Civil e pela GNR, bem como as medidas de contingência que têm estado a ser implementadas nas feiras mensais, que não há, neste momento, razões para o encerramento total dos cemitérios, nem para proibições das feiras mensais, mantendo-se assim em vigor os despachos sobre a matéria já proferidos pelo Sr. Presidente da Câmara e Responsável pela Protecção Civil.
Mais considerou a Comissão Municipal apelar à população para que reforcem todas as medidas de protecção recomendadas pelas autoridades, como o uso da máscara, a higienização e o distanciamento social, evitando ao máximo todos os contactos, mesmo os familiares, por muito que isto, nesta fase, seja ainda mais doloroso.
Face à reunião do Governo para analisar a evolução da situação do COVID-19 que teve lugar esta tarde e da reunião sobre a mesma matéria agendada para o próximo Sábado, dia 31 de Outubro, ficou agendada uma nova reunião a realizar-se nos próximos dias para reapreciação da evolução da situação COVID no Concelho de Nelas.