A Nova Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) da Aguieira e Carvalhal Redondo (situada junto à Ribeira de Marialva em Aguieira e que trata toda a população de Aguieira e 70% da população de Carvalhal Redondo), entrou hoje em pleno funcionamento depois dos necessários testes. Esta infraestrutura tem como objectivo a redução da poluição urbana das massas de água, procurando assegurar a protecção do ambiente através de uma solução adequada para as descargas das águas residuais urbanas, num investimento de 418.431,06 €, tendo um apoio financeiro do POSEUR / PT2020 de 335.752,82 €, resolvendo um problema ambiental que se arrastava há décadas poluindo campos agrícolas e linhas de água.
No âmbito da construção de Etar’s que a Câmara Municipal tem em diversas Freguesias, além da Etar de Aguieira/Carvalhal Redondo está também já em funcionamento a Etar da Lapa do Lobo e a Etar de Moreira desde a semana passada, e começou também a funcionar a Etar de Santar. Também nos próximos dias entrará em funcionamento a Nova Etar de Vilar Seco, bem como a Grande Etar de Nelas III, ambas já em fase de testes. Entretanto já foram concluídos os trabalhos de ligação de energia elétrica da Etar de Casal Sancho, havendo ainda a necessidade do reforço de um colector que se iniciará nos próximos dias.
Estas novas estruturas são um passo determinante na resolução de um problema ambiental e saúde pública e vai aumentar a taxa de cobertura de saneamento com destino final adequado.
Assim se realiza o compromisso da construção de Etar’s e melhoria das infraestruturas ambientais existentes há muito reclamadas pelas populações e sem as quais seria impossível construir um concelho moderno com uma população com elevado nível de saúde e bem-estar.