Os Municípios de Nelas, Seia, Gouveia, Coimbra, Oliveira do Hospital, Viseu, Carregal do Sal, Mangualde e Covilhã remeteram ao Dr. António Costa, Primeiro Ministro de Portugal, um manifesto solicitando a concretização urgente dos eixos de coesão territorial e desenvolvimento associados aos IC’s 6, 7 e 37, de modo a que possam ser finalmente assumidos como elementos fundamentais de desenvolvimento do vasto território compreendido entre Coimbra, Covilhã e Viseu.
A concretização destes eixos, num investimento global que rondará os 500M€ e cuja maturidade dos estudos e projectos permite a prossecução imediata do procedimento concursal de execução, é fundamental para mitigar os défices de integração espacial, económica e social que ainda se verificam nesta região e são decisivos para o seu desenvolvimento, proporcionando também um novo enquadramento competitivo às empresas instaladas e a instalar.
Ainda no manifesto enviado foi relevada, igualmente, a necessidade urgente da conclusão do IC12, no eixo Carregal do Sal, Nelas e Mangualde, que está para ser construído desde 1990.
Os referidos nove Municípios consideram que a aproximação entre o interior e o litoral, a coesão territorial e o desenvolvimento social, económico e empresarial desta região estão dependentes do entendimento da realidade que a caracteriza e da necessidade urgente investimentos públicos infraestruturais.