É com agrado que vemos aliviadas as medidas de restrição impostas pela DGS, e que desta forma permitem, que este ano, o Carnaval, volte às ruas das vilas de Canas de Senhorim e de Nelas, ainda que em moldes diferentes do habitual, assinalando assim uma tradição tão importante e emblemática para o nosso concelho e região.
É chegado agora o momento de felicitar as associações organizadoras e promotoras do evento, pelo empenho e vontade, que sempre demonstraram nas reuniões de trabalho tidas com o Executivo Municipal, que também, e desde a primeira hora, demonstrou recetividade na realização do Carnaval, nos moldes em que as associações e o Município o apresentaram, face às restrições e condicionantes que estavam impostas pela DGS, mas sempre na constante expectativa de uma melhoria significativa da pandemia e de se chegar à atual situação endémica. Neste sentido, e apesar das limitações na realização plena do Carnaval, o executivo municipal assegura a atribuição do subsídio habitual, a cada uma das quatro Associações promotoras, Associação Recreativa e Cultural do Paço e União Recreativa e Cultural do Rossio em Canas de Senhorim, e Associação Desportiva e Cultural do Cimo do Povo e Associação Recreativa e Cultural de Santo António – Bairro da Igreja em Nelas, bem como o apoio logístico necessário.
Em Canas de Senhorim, nas tardes de domingo e terça feira, dias 27 de fevereiro e 1 de março 2022, pelas 14h30, os Bairros do Paço e do Rossio, saem à rua com dois carros de música que vão circular por percursos diferentes, sem organização de marcha, não havendo este ano encontro na avenida Dionísio Cunha, nem o tradicional despique nas 4 esquinas, no sentido de se evitar tempos de espera e aglomerações nas ruas. A segunda feira das velhas está marcada para as 16h00, nas 4 esquinas da vila e já a decorrer está o Concurso Melhor Varanda do Carnaval, que convida todos os bairristas a participar, residentes ou não em Canas de Senhorim. As noites prometem muita alegria e animação, a partir de sábado dia 26 de fevereiro, no Parque de Feiras e Exposições, com atuação de bandas musicais, a partir das 22h00.
Em Nelas, o Carnaval será assinalado com a colocação de carros alegóricos e trajes, nas rotundas e ruas da vila pelos promotores do evento para assinalar o Carnaval, o Bairro da Igreja e o Cimo do Povo, que promovem também uma exposição de fardas em diferentes restaurantes de Nelas. Nas tardes de 27 de fevereiro e 1 de março, a Associação do Cimo do Povo sai às ruas da vila, com o seu recém-criado Grupo de Bombos. As noites são asseguradas pelo Sport Lisboa e Nelas, de 26 a 28 de fevereiro, nos Antónios.
Congratulamo-nos com a realização do Carnaval, apelando, no entanto, à responsabilidade cívica de cada um no cumprimento integral de todas as medidas de saúde pública preconizadas, por forma a evitar o risco de transmissão de infeção por SARS-Cov-2 durante a realização dos referidos festejos carnavalescos.
A todos a Câmara Municipal deseja um divertido e colorido Carnaval, com responsabilidade e em segurança.