Dando continuidade às comemorações dos 170 anos do concelho de Nelas que se celebraram no passado dia 9 de Dezembro, está patente a partir de hoje e até dia 18 de Fevereiro a exposição “170 Anos do Concelho de Nelas. A Ancestralidade de uma Geografia na Construção de um Território”.
Trata-se de uma exposição organizada pelo Serviço de Biblioteca, Arquivo e Património Cultural, cujo objetivo primordial passa por reconstituir a ancestralidade de uma geografia na construção de um território e evidenciar os 170 anos de história do concelho de Nelas.
Sinopse da Exposição:
“Pensar e compreender o território do concelho de Nelas em 2022, implica viajar 6 000 anos pela história de uma geografia local, atualmente pontilhada de vestígios arqueológicos e históricos. Esta exposição pretende servir como verdadeira “máquina do tempo”, capaz de o transportar aos principais momentos do passado. Através desta viagem, fique a conhecer os 170 Anos do Concelho, bem como a ancestralidade da ocupação humana do espaço que forma atualmente o Território.”
Os critérios definidos e materializados na exposição respeitam a veracidade dos factos históricos locais, sustentada numa seleção de dados, quer documentais como arqueológicos, selecionados, estudados e interpretados para o efeito.
Alguns desses documentos do arquivo histórico municipal estarão expostos fisicamente durante este período, pelo que se convida à sua visita para que possa conhecer melhor ancestralidade de uma geografia local, em pleno Coração do Dão.
Encontre-se com o património e desvende o nosso passado!