Reuniram ontem, pelas 14.30h, no Edifícios Multiusos de Nelas, os membros do Conselho Local de Ação de Nelas.
Apresentada a monitorização final do Plano de Ação de 2017 da Rede Social de Nelas, assente em quatro eixos definidos no Plano de Desenvolvimento Social de 2017-2019, Eixo I – Reforçar a Coesão e/ou Inclusão Territorial promovendo o Desenvolvimento Social, e o Bem-estar das Populações; Eixo II – Emprego e Qualificação Profissional; Eixo III – Cidadania e Igualdade de Género e Eixo IV – Educação, o documento foi aprovado por unanimidade dos representantes presentes.
Seguidamente, foi feita uma breve exposição das Respostas Sociais do Município, integradas na Rede Social de Nelas.
Os projectos/apoios sobre o Cartão Sénior Municipal e Incentivo à Natalidade, foram apresentados pela Dr.ª Isabel Rodrigues, Técnica Superior de Ação Social do Município. Acerca do Banco Local de Voluntariado e a Loja Solidária de Nelas, tivemos a intervenção da Dr.ª Cátia Mendes, Socióloga e Técnica da Rede Social de Nelas. A Dr.ª Carla Martins, Educadora Social do Município, apresentou o Projeto de Informação e Apoio aos Cuidadores Informais, e o Projeto da Universidade Sénior de Nelas, foi exposto pela sua Responsável Dr.ª Minda Santos.
Foi ainda descrito o ponto de situação do acompanhamento social aos casos sinalizados pós-incêndios de 15 de outubro de 2017.
Concluídas as intervenções, foi apresentado o Plano de Ação de 2018, obtendo este igual aprovação por unanimidade dos presentes.
Todos os objectivos e ações explanados no referido documento visam a promoção da inclusão e igualdade de oportunidades para a comunidade concelhia, procurando colmatar as dificuldades e/ou fragilidades dos munícipes.
Num trabalho social mais inclusivo, ativo e dinâmico, o Município demonstra através da disponibilidade e esforço dos serviços, a sua vontade de dar continuidade a uma política pública de trabalho com as pessoas e para as pessoas.