Excelentíssimo Senhor Ministro da Administração Interna Dr. Eduardo Cabrita;
Excelentíssimo Senhor Presidente da Assembleia Municipal de Nelas, Prof. António Borges;
Excelentíssimo Senhor Presidente da Assembleia Geral da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Nelas, Dr. Manuel Marques;
Excelentíssimo Senhor Presidente da Direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Nelas Sr. Manuel Silva Rodrigues;
Excelentíssimo Senhor Comandante da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Nelas, Eng. Guilherme Almeida;
Excelentíssimo Senhor Director Nacional de Bombeiros, Eng. José Pedro Lopes;
Excelentíssimo Senhor Comandante Operacional Distrital de Viseu, Comandante Miguel Ângelo;
Excelentíssimo Senhor Presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, Comandante Jaime Marta Soares;
Excelentíssimo Senhor Vice Presidente da Federação dos Bombeiros do Distrito de Viseu, Sr. Eduardo Abrantes;
Excelentíssimo Senhor Comandante Territorial Distrital de Viseu da GNR, Tenente Coronel João Fonseca Carlos;
Excelentíssimos Senhores Comandantes do Destacamento Territorial da GNR e do Posto da GNR de Nelas, Capitão José Lopes e Comandante Ferreira Banha;
Excelentíssimo Senhores Comandantes dos Bombeiros Voluntários de Canas de Senhorim, dos Bombeiros Voluntários de Mangualde, dos Bombeiros Voluntários de Cabanas de Viriato, dos Bombeiros Voluntários de Carregal do Sal e dos Bombeiros Voluntários de Santa Comba Dão;
Caras e Caros Bombeiros;
Caras e Caros Familiares dos Bombeiros e Associados;
Ilustres convidados.
É para mim uma honra como Presidente de Câmara e Responsável Municipal de Protecção Civil poder celebrar convosco de forma solene o CENTÉSIMO aniversário dos nossos Bombeiros Voluntários de Nelas, Instituição cuja natureza e propósito falam por si, da importância que representa para uma comunidade, e por esse razão, podemos até dizer, que a ela todos pertencemos, pela própria natureza de seres que vivem em sociedade.
Honra maior, Senhor Ministro, por ter Vossa. Excelência, e também tão ilustres convidados, a presidir a esta sessão solene, e com a sua presença e em nome de Portugal, a prestar um tributo merecido, cuja cerimónia e seu significado falam por si.
Celebramos 100 anos de muita e generosa entrega, dedicação e de um desinteressado serviço em defesa dos milhares de pessoas que precisaram, durante gerações, da ajuda, socorro e conforto dos bombeiros.
São 100 anos que contam muito da nossa história e da história de uma Comunidade e de muitos nelenses que também “por obras valerosas se vão da morte libertando” e que não ficava bem que, ainda que singelamente, cantando as espalhássemos aqui também, nas palavras do nosso Luis de Camões.
Desde 1920 até 2020, nesta cerimónia, não podia deixar de referenciar da Direcção: o fundador Dr. Evaristo Faure, o Dr. Carlos Tavares Correia, João Marques Pinto, o Dr. Emiliano Campos, o Dr. José Guilherme Faure, Bento Rodrigues Pereira Ruivo, o Dr. João Vitorino Abranches Monteiro, o Dr. José Lopes Correia, o Dr. Luis Seabra Viana, João Carlos Ruivo Moreira Alves, o Dr. Manuel Marques, António Manuel Rodrigues de Sousa, Mário Saúde, João Alfredo Ferreira, José Montenegro, o Dr. Jorge David e Manuel Silva Rodrigues, sempre á frente das respectivas Direcções e orientados pelos respectivos Presidentes e membros das Mesas das Assembleias Gerais, para quem aqui também fica uma palavra de gratidão. E no Comando: Francisco Manuel Abranches Monteiro, Francisco Manuel Valença, António Monteiro Cardoso, Rodrigo Manuel Pires de Sousa, Aurélio Sampaio, Mário Amaral Chaves, António Arnaldo Borges, Dr. Mário Eugénio, António José Tavares Monteiro Cardoso, Mário Saúde, João Coelho e o Eng. Guilherme Almeida, e respectivos corpos de comando;
Uma história que merece ser recordada e celebrada com a maior das solenidades, como se de um imperativo moral se tratasse.
Hoje, como há 100 anos, a missão dos Bombeiros mantém-se inalterada na sua essência:
– Servir e proteger;
– Prestar auxílio a quem necessita;
– Ser uma garantia de segurança e de protecção no nosso concelho.
E hoje, mais do que nunca, acredito que se mantém bem viva a chama dessa vontade de servir o próximo de forma altruísta.
Numa altura em que dizem haver uma certa primazia do individualismo na nossa Sociedade, verifico que o voluntariado em Nelas, e no Concelho de Nelas está bem vivo, e é exemplo disso a dinâmica dos nossos dois corpos de bombeiros, bem notória por altura dos trágicos incêndios de 2017 e mais recentemente, e até neste momento de pandemia e calamidade, no apoio às populações, em que, como referia a Assembleia Municipal no Voto de Louvor que tributou aos Serviços Municipais de Protecção Civil e também aos Bombeiros de Nelas e de Canas de Senhorim pelo “trabalho, dedicação, generosidade e resultados alcançados ( 23 diagnósticos COVID-19 positivo, com infelizmente dois falecidos por agravamento de doenças oncológicas anteriores, com os restantes hoje – e há mais de um mês- todos curados) transmitindo segurança, estabilidade e confiança, quer no controlo da pandemia, quer no retomar da normalidade, quer na economia, quer na nossa vida colectiva”
Devemos congratular-nos, pois, por esse voluntariado, que hoje se reforça e se renova, criando estímulos e apoios crescentes de forma sustentada a esse mesmo voluntariado, num quadro de normalidade, garantida a todos os munícipes, também financeira, fiscal e institucional, entretanto criada nos últimos anos na gestão da Câmara Municipal de Nelas.
***
Esta missão de que falo é também a missão comum a várias entidades, onde o Município se inclui, hoje como na década de 60 quando apoiou a construção do antigo Quartel ou no apoio á construção de um novo onde nos encontramos.
E no desenvolver desta nossa missão de garantir e proteger os interesses próprios das nossas populações, o Município tem em vós, Bombeiros, um dos mais importantes parceiros.
Uma parceria que estimamos e que nos é muito próxima, e através da qual o Município apoia a Associação Humanitária no desenvolvimento da sua acção e no auxilio que nos presta.
Nos últimos seis anos e meio, o Município de Nelas apoiou até este momento financeiramente os Bombeiros do Concelho em mais de 612 mil euros, sendo 302 mil para os Bombeiros de Nelas, canalizados para o apoio à sua normal actividade, investimentos e para assegurar o funcionamento regular e permanente das EIP´s – Equipas de Intervenção Permanente (de 5 Bombeiros Profissionais) em cada um dos 2 Quartéis dos Bombeiros que cobrem o nosso território.
Hoje, não temos dúvida – como nunca tivemos – que queremos reforçar esta relação da Câmara com os Bombeiros, que tomámos a melhor decisão, que é fazer um esforço para, a par dos investimentos na melhoria no novo Quartel dos Bombeiros, recuperar o antigo Quartel no centro da Vila de Nelas, quer para reforço das suas actividades, quer para preparação de um futuro Centro Municipal de Protecção Civil, em rede não apenas com os agentes locais de protecção civil, mas também com a actividade e rede intermunicipal que está a ser desenvolvida com elevada dinâmica por parte da Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões (até em conjunto com a CIM Coimbra em algumas acções), de que são exemplo a criação das brigadas de sapadores florestais, a criação de uma Plataforma de Protecção Civil ligada ao SIG- Sistema de Informação Geográfico e o Sistema, em implementação, por Satélite de Video-Vigilância e Detecção de Incêndios Florestais, e também, interligando com os agentes distritais da protecção civil, que igual dinamismo vêm demonstrando em todas as áreas do socorro e prevenção, citando, a titulo de exemplo, a intervenção mais recente e cuidada da ANEPC – Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil, através do seu Comandante Operacional Distrital que fez um acompanhamento impecável, porque próximo e empenhado, das questões sanitárias e interligação das entidades, até numa primeira fase a necessitar dessa interligação, face à gravidade e novidade do perigo que se enfrentava.
PEDIA, ASSIM, PERMISSÃO DO SR. MINISTRO NESTE MOMENTO PARA UMA INTERRUPÇÃO E COM O SR PRESIDENTE DA DIRECÇÃO E O SR COMANDANTE DOS BOMBEIROS DE NELAS PROCEDERMOS À ASSINATURA DOS PROTOCOLOS, QUER PARA COMEÇO DESSES TRABALHOS DE RECUPERAÇÃO DO ANTIGO QUARTEL DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE NELAS NO MONTANTE DE 30 MIL EUROS, QUER PARA APOIO A ESTAS COMEMORAÇÕES NO MONTANTE DE 12 MIL EUROS.
Alem deste apoio aos Bombeiros, Sr. Ministro, temos procurado manter toda um actividade prioritária em actividades de protecção civil, quer na limpeza de faixas generosas de protecção das nossas 3 zonas industriais (isso explica porque não ardeu nenhuma empresa em Nelas em 2017), quer na limpeza da envolvente da malha urbana, na proximidade e apoio a 2 Brigadas de sapadores florestais da CIM VISEU Dão Lafões, quer a equipas de sapadores dos Produtores Florestais Planalto Beirão, na melhoria contínua de acessos agrícolas e florestais com máquina de rasto, que integra, aliás, o efectivo distrital de combate, com o apoio já referido a duas EIP´s criadas em 2019, com cedência de equipamentos informáticos, com a criação, e agora aproveitamento em caso de incêndios florestais, para Zona de Apoio à População com 100 camas, da Infraestrutura que também serve de apoio às IPSS´s no caso de surgir alguma situação de Covid-19 que justifique deslocação de idosos institucionalizados, a adesão ao projecto Aldeia Segura já em Julho na Freguesia de Senhorim, incluída este ano no mapa de risco elevado de incêndio florestal, em outros projectos financiados de reflorestação de milhares de árvores autóctones, e outras acções de âmbito ambiental e agrícola, em especial vitivinícola, sabendo o quanto é importante a ocupação do territórios no nosso concelho pelos cerca de 2000 hectares de vinha, em 12.500 há no total da área do Município.
Temos, Senhor Ministro, não obstante as calamidades que nos vêm assolando, um Concelho seguro, por nossa acção comum, mas muito e desde há 100 anos, por acção especial dos BOMBEIROS, e por isso aqui estamos.
***
Permitam-me que enderece uma palavra de apreço aos actuais Corpos Sociais e comando da Homenageada ASSOCIAÇÃO HUMANITÁRIA DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE NELAS e nas pessoas dos seus membros a todos os anteriores membros de todos os corpos sociais.
Permitam-me uma palavra final a todos os Bombeiros destes 100 anos, aqueles que vêm, tantas e tantas vezes, a nossa casa com o coração cheio de tudo e regressam às suas com as mãos cheias de nada.
Sem vós, sem a vossa entrega e sem a vossa disponibilidade constante, as nossas vidas não teriam a segurança que quase tomamos por garantida no nosso dia-a-dia.
PARABÉNS, À ASSOCIAÇÃO HUMANITÁRIA DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE NELAS PELOS SEUS 100 ANOS!
Parabéns aos corpos sociais, ao Comando, aos Bombeiros, aos funcionários e a todos aqueles que vivem, sentem e dão ajuda aos nossos Bombeiros.
Bem-haja à vida por me e nos permitir estar aqui hoje a vivenciar este momento e poder dizer, com Pessoa, e com todos:
“𝗢 𝘃𝗮𝗹𝗼𝗿 𝗱𝗮𝘀 𝗰𝗼𝗶𝘀𝗮𝘀 𝗻ã𝗼 𝗲𝘀𝘁á 𝗻𝗼 𝘁𝗲𝗺𝗽𝗼 𝗾𝘂𝗲 𝗲𝗹𝗮𝘀 𝗱𝘂𝗿𝗮𝗺, 𝗺𝗮𝘀 𝗻𝗮 𝗶𝗻𝘁𝗲𝗻𝘀𝗶𝗱𝗮𝗱𝗲 𝗰𝗼𝗺 𝗾𝘂𝗲 𝗮𝗰𝗼𝗻𝘁𝗲𝗰𝗲𝗺. 𝗣𝗼𝗿 𝗶𝘀𝘀𝗼, 𝗲𝘅𝗶𝘀𝘁𝗲𝗺 𝗺𝗼𝗺𝗲𝗻𝘁𝗼𝘀 𝗶𝗻𝗲𝘀𝗾𝘂𝗲𝗰í𝘃𝗲𝗶𝘀, 𝗰𝗼𝗶𝘀𝗮𝘀 𝗶𝗻𝗲𝘅𝗽𝗹𝗶𝗰á𝘃𝗲𝗶𝘀 𝗲 𝗽𝗲𝘀𝘀𝗼𝗮𝘀 𝗶𝗻𝗰𝗼𝗺𝗽𝗮𝗿á𝘃𝗲𝗶𝘀.”
Um bem-haja a todos!
Nelas, 24 de Junho de 2020
O Presidente da Câmara Municipal de Nelas
José Borges da Silva