Violante Saramago marcou presença no “Elos”, e participou na atividade Sair da Gaveta, Encontro de Autores do Concelho de Nelas, numa conversa informal, emotiva, no ano em que se assinala o Centenário de Saramago, seu pai, e de homenagem com a apresentação do livro “De memórias nos fazemos”, onde a autora recorda a profunda partilha de afetos entre ambos, bem como situações naturais entre pai e filha, numa relação marcada pelo respeito e amor.
A Oficina do Óscar, Aqui Vamos Nós, para os alunos dos Jardins de Infância e a Trupe de Histórias da Companhia Zum Zum, para os alunos do 2º CEB dos Agrupamentos, fizeram parte também da agenda de ontem, com momentos divertidos e a surpreender a imaginação.
Hoje, pelas 21h00, o Cineteatro Municipal é palco do Concurso de Leitura em Voz Alta, 8ª Edição, que se assume como uma verdadeira festa do livro e da leitura, procurando, por um lado pôr à prova as habilidades de leitura em voz alta dos mais novos, ao mesmo tempo que divulga obras e autores. Com o “Leitura a Par”, pretende-se ainda fomentar hábitos de leitura em família, reforçando laços e incentivando o convívio em torno das histórias e dos livros.
A 6.º edição do Festival Elos, é uma organização da Rede de Bibliotecas de Nelas, representada pelo Município de Nelas, Fundação Lapa do Lobo e Agrupamentos de Escolas de Nelas e de Canas de Senhorim, assumindo-se como uma festa do livro e da leitura.