Fim de semana dedicado à cultura com diversas atividades, em diferentes localidades do Concelho, proporcionaram momentos de interesse, animação e bem-estar, onde não faltou música, artes, termalismo, coreografias e marchas populares. Noites Combi, Arte para a Infância, Banho Santo e Marchas Populares fizeram o cartaz dos últimos 4 dias, no âmbito das Festas do Município 2022 que decorrem até ao fim do corrente mês.
Noites Combi
Na quinta feira passada, dia 9 de junho, o espaço envolvente ao Poço de Santa Bárbara, na Urgeiriça, foi palco do Concerto/Performance “Sax on the Road”, um projeto de música improvisada de António Ramos e Dolores Spínola, envolvendo o Teatro Viriato, o Cine Clube de Viseu e a Binaural Nodar, numa organização da Rede Cultural Viseu Dão Lafões e Município. Este cenário em património industrial foi o ideal para uma atuação plena de simbolismo, que cativou e envolveu todos os presentes, num encontro e diálogo entre o público e a cultura, transmitindo uma mensagem muito positiva a quem assistiu a este magnífico espetáculo.
Arte para a Infância
Nas Caldas da Felgueira, na sexta-feira, durante a parte da tarde decorreu o espetáculo “Arte para a Infância”, pela Companhia de Música Teatral, dirigido ao público infantojuvenil e integrado no âmbito do Consórcio das Termas do Centro, do qual o Município de Nelas é parceiro na promoção do território. Bastante participada, foi em ambiente de festa que os mais jovens e adultos assistiram a esta performance de sensibilização no Jardim Central da localidade, e que culminou com divertidos jogos tradicionais pela Associação das Caldas da Felgueira.
Banho Santo
O tradicional Banho Santo, assinalado no dia 11 de junho, no Largo do Balneário das Termas da Felgueira, bastante concorrido ao longo do dia, proporcionou um Mercadinho de produtos regionais e de artesanato que se revelou um sucesso, onde não faltou música, animação e gastronomia. Centenas de aquistas desfrutaram do “Banho Santo” e comprovaram a qualidade das nossas águas termais. As atuações musicais estiveram a cargo do Rancho Folclórico de Vilar Seco, seguido da atuação do Grupo de Metais da Sociedade Musical 2 de Fevereiro de Santar, que fizeram cantar e dançar todos os presentes, numa organização conjunta entre o Município, as Juntas de Freguesia de Canas de Senhorim e de Nelas, e Associação das Caldas da Felgueira.
A promoção da cultura em Nelas Coração do Dão!