Entrou hoje, dia 19 de Junho, em funcionamento a Nova Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Santar que fica dimensionada e qualificada de forma definitiva para cumprir a função que lhe cabe no sistema de saneamento da Vila de Santar (Sul/Nascente), num horizonte temporal de várias décadas.
A actividade desta infraestrutura vem resolver um problema de décadas estando preparada para processar caudais relativos a cerca de 500 habitantes, constituindo um investimento de 250.313,47 €, tendo um apoio financeiro do POSEUR / PT2020 de 178.011,37 €.
No âmbito da construção das Etar’s que a Câmara de Nelas tem em diversas Freguesias, além da Etar de Santar está também já em funcionamento a Etar da Lapa do Lobo e a Etar de Moreira desde a passada semana, e começou também a funcionar a Etar de Aguieira e Carvalhal Redondo. Também nos próximos dias entrará em funcionamento a Nova ETAR de Vilar Seco, bem como a Grande ETAR de Nelas III, ambas já em fase de testes. Entretanto já foram concluídos os trabalhos de ligação de energia elétrica da Etar de Casal Sancho, havendo ainda a necessidade do reforço de um colector que se iniciará nos próximos dias.
A construção e entrada em funcionamento destas novas Etar’s irá permitir uma melhoria substancial da qualidade ambiental e de vida no concelho, permitindo uma melhor resposta às necessidades do Município no domínio do tratamento das águas residuais.
Assim se realiza o compromisso da construção de Etar’s e melhoria das infraestruturas ambientais existentes há muito reclamadas pelas populações e sem as quais seria impossível construir um concelho moderno com uma população com elevado nível de saúde e bem-estar.