Chegou ao fim mais uma edição do Festival Literário “Elos” no Concelho de Nelas, que este ano, na sua 8.ª edição, prestou uma homenagem especial ao escritor António Lobo Antunes, cujos laços afetivos com a Vila de Nelas deixaram marcas indeléveis na sua obra.
O Festival Literário “Elos” ofereceu à comunidade uma extensa programação repleta de atividades diversificadas. Desde encontros com autores, oficinas para famílias, até à inauguração de seis “casinhas de leitura” em diferentes localidades do Concelho, o evento proporcionou momentos enriquecedores para todas as idades. Destacaram-se também leituras dramatizadas de crónicas de António Lobo Antunes, concursos de leitura, exposições sobre o autor, espetáculos, atividades escolares abrangendo desde o pré-escolar até ao secundário, “provas de livros”, encontros e palestras, percursos literários, jantar literário e a presença marcante do fado.
Durante os dias do evento participaram aproximadamente 1200 pessoas, que se envolveram nas diversas atividades promovidas no Festiva, resultado da parceria estabelecida entre o Município de Nelas, Fundação Lapa do Lobo, Rede de Bibliotecas de Nelas, e Agrupamentos de Escolas de Nelas e de Canas de Senhorim.
Olhando para o futuro, o Município está já a preparar a 9.ª edição do Festival Literário “Elos”, com uma merecida homenagem a Maria Natália Miranda, natural de Canas de Senhorim, e que conta com mais de 60 obras em vários campos: poesia, Infantojuvenis e pedagógicos, tendo granjeado 400 prémios literários no país e estrangeiro. É autora de poemas que ainda hoje se ouvem em Marchas Populares de Lisboa e no carnaval de Canas de Senhorim.
O Município de Nelas continua a promover e a celebrar a literatura.
Fica o registo fotográfico com alguns dos momentos do evento.