Neste sentido, no sábado passado, o país vizinho foi palco para o desfile da Marcha Popular da ADRC Cimo do Povo Nelas, que encantou “nuestros hermanos”, com as suas danças, trajes e luz, em plena Plaza Mayor.
Joaquim Amaral, Presidente da Câmara, na acolhedora receção pelo Vice-Presidente, Ramón Sastre, e Vereadora da Cultura e Turismo, Belén Barco, enalteceu a iniciativa e o convite feito à Associação e ao Município, que considerou ser um importante passo no início de uma caminhada que se deseja que possa ser trilhada na senda de uma profícua cooperação entre os dois municípios. Um ponto de partida para o estreitamento de relações institucionais e culturais. O edil aproveitou ainda a ocasião para dirigir um convite aos representantes do Ayuntamiento de Ciudad Rodrigo, para visita à Feira do Vinho do Dão, prontamente aceite, e que pode ser uma excelente oportunidade de promoção do Concelho e da Região, e de potenciar a internacionalização do evento.
A cooperação transfronteiriça pode resultar em parcerias de colaboração em áreas como o turismo, economia, cultura, educação ou ambiente, entre outras áreas.
Durante a tarde, foram realizadas visitas guiadas ao Seminário Diocesano, ao Museu do Orinal, Museu do Tamboril e à exposição “Wellington vs Napoleão”, experiências enriquecedoras para todos os participantes.