No passado dia 14 de março 2023, teve lugar na sede da Junta de Freguesia de Santar uma Sessão de Esclarecimento sobre a Candidatura submetida em maio de 2022, pelo Município de Nelas, no âmbito do PRR referente ao Plano de Acessibilidades e Mobilidade Reduzida, com uma dotação orçamental de 1 milhão de euros, acrescidos de 60 mil euros do Município. A Candidatura prevê a requalificação do Centro Urbano de Santar e a melhoria das condições de acessibilidade para cidadãos com mobilidade condicionada. Para o efeito vai haver alteração à circulação rodoviária e limitação de circulação de veículos pesados de mercadorias, na zona abrangida, passando estes a utilizar as vias periféricas e alternativas, nomeadamente pela rotunda de Carvalhal Redondo, Algerás, ou através da Rua da Soma, Moreira, Avenida 25 de Abril e EN 231. Já para os restantes veículos, incluindo transportes públicos, a circulação vai ser de sentido único em torno da Casa de Santar, Igreja e Rua das Adegas passando a velocidade máxima a ser limitada a 20Km/h. No Centro Histórico será reforçada a sinalização de orientação.
De imediato, o investimento do Município é de cerca de 100 mil euros, com a pavimentação da Rua das Adegas, a intervenção na Avenida Viscondessa de Taveiro, na Rotunda Conde de Santar, aumento de lugares de estacionamento e sinalização rodoviária.
Na Sessão estiveram presentes o Presidente da Câmara, Joaquim Amaral, e restante executivo, o Presidente da União de Freguesias de Santar e Moreira, Jorge Abreu, Executivo, o Engenheiro António Araújo, responsável pelo atual projeto, e pelo anterior do PAMUS, submetido em 2020 e não aprovado, que procedeu à apresentação pública do Projeto atual, e um elevado número de munícipes que colocaram questões pertinentes sobre o projeto, as quais mereceram toda a atenção por parte do Executivo Municipal, que esclareceu todos os presentes sobre a execução do Projeto que o acolheram positivamente. Um projeto que eleva Santar ao mesmo nível de outras vilas históricas de Portugal, que promove o território e gera valor, alavancando a economia local.