Nas Comemorações do Dia do Município, prestou-se homenagem a Luis Branquinho, professor e artista plástico de renome do Concelho e cuja vida e obra deixaram uma marca indelével na cultura local e nacional. A evocação da memória desta personalidade multifacetada, que se dedicou integralmente à cultura e às artes, foi concretizada através da atribuição do nome de uma Rua na Vila de Nelas, da inauguração de duas exposições alusivas ao seu trabalho e à sua criatividade e da atribuição da distinção “Prémio, Excelência Coração do Dão”.
A atribuição da toponímia Rua Professor Luís Branquinho, na Quinta das Flores, foi “uma justa homenagem pública por esta grande figura do Município de Nelas, reconhecida por todos pelo trabalho realizado, tanto no campo artístico, educativo, social e cultural junto da comunidade. A partir de agora, o nome deste ilustre professor e artista multifacetado é eternizado no Coração do Dão, refletindo a gratidão, apreço e reconhecimento pelo seu legado, referiu o Presidente da Câmara, Joaquim Amaral. Na presença de amigos e familiares do artista, o Edil sublinhou ainda a obra extraordinária de Luís Branquinho, testemunho da sua paixão pela vida e pela expressão plástica. “Hoje, ao darmos o seu nome a uma rua, celebramos não apenas o artista, mas também o homem e o professor, cuja memória continuarão a inspirar futuras gerações”, referiu. A esposa de Luís Branquinho expressou ao Município a sua profunda gratidão pela homenagem prestada e reconhecimento pela dedicação e paixão que o professor sempre dedicou à sua arte e à comunidade como cidadão e homem de causas com uma alargada intervenção social e cívica.
Exposição “Luís Branquinho – Vida e Obra (Fragmentos)”
Na Biblioteca Municipal António Lobo Antunes, teve lugar a inauguração da exposição “Luís Branquinho – Vida e Obra (Fragmentos)”, uma mostra intimista e autobiográfica dedicada à vida e obra do artista que conta com inúmeros trabalhos e registos, alguns nunca expostos, elaborados ao longo da sua carreira, como pinturas, fotografias, artes gráficas e esculturas. Patente até ao final de setembro, esta exposição é uma oportunidade única para conhecer mais profundamente a trajetória de Luís Branquinho enquanto artista, professor dedicado e exímio com uma longa carreira na Escola Secundária de Nelas e cuja memória reside em várias gerações de alunos.
No Edifício Multiusos, a exposição “Luís Branquinho, Pintura e Escultura” deu a conhecer um conjunto de trabalhos da fase a que o próprio autor chamou “Surreal Festivo”, cujas obras se caracterizam pela linguagem surrealizante e uma forte relação à infância e ao imaginário. O Presidente da Câmara Municipal de Nelas, relembrou Luís Branquinho como um grande nome da cultura do Concelho e do país, enaltecendo a sua obra criativa que merece e precisa de ser lembrada e celebrada.