O Presidente da Câmara Municipal de Nelas, Joaquim Amaral, expressou otimismo em relação ao potencial turístico da região durante a visita do Secretário de Estado de Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, enaltecendo os investimentos em curso e destacando as oportunidades trazidas pelas Linhas de Financiamento para o Setor do Turismo, apresentadas no Salão Nobre dos Paços do Concelho, no passado dia 15 de dezembro 2023, na presença da Diretora Geral do Turismo de Portugal, Lídia Monteiro, do Presidente da Assembleia Municipal, José Vaz, Executivo Municipal, Presidentes de Juntas de Freguesia, Secretário Executivo da ADD, empreendedores e empresários da Região, em particular do setor do turismo.
Na sua intervenção, Joaquim Amaral, Presidente da Câmara, realçou a excelência dos empresários do Município, relevando os empreendedores do setor do Turismo, bem como o investimento público realizado e o previsto para os próximos anos. Ainda em foco a importância do Protocolo já estabelecido com o IPV e o desenvolvimento do Plano Estratégico para o Turismo do Concelho “Nelas Coração do Dão”, como instrumentos dinamizadores da economia local, para a captação de investimentos ligados ao enoturismo, ecoturismo, gastronomia, restauração, comércio tradicional, turismo patrimonial, cultural, de lazer, bem-estar e saúde. Referiu ainda a aprovação do projeto submetido à ADD para a requalificação da das Caldas da Felgueira, no âmbito da candidatura apresentada – Renovação de Aldeias, respeitante ao projeto “Passadiço, plataforma flutuante, barca serrana da Aldeia de Caldas da Felgueira”, promovido pelo Município de Nelas, a integração das Aldeias de Portugal, a dinâmica do recente projeto “À Mesa no Coração do Dão”, dirigido ao setor da restauração, hotelaria e enoturismo, enaltecendo também o importante investimento e empreendedorismo privado que tem vindo a ser desenvolvido no sector do Turismo no Concelho de Nelas.
“É a terceira vez que venho a Nelas, com gosto, porque é um sinal de que realmente há investimento a acontecer”, foram as palavras de Nuno Fazenda na Sessão de acolhimento, onde enfatizou o compromisso com o crescimento sustentável do setor, especialmente no interior, e Concelho de Nelas, sinalizando um caminho promissor para o setor e a região como um todo, dando enfoque ao desenvolvimento deste setor no Concelho de Nelas. Na sessão foram apresentadas as linhas dos objetivos estratégicos em vigor para impulsionar o turismo no interior, por Miguel Mendes, do Departamento de Financiamento do Turismo de Portugal, no que diz respeito à valorização e reforço da atratividade turística dos territórios. (Consulte Turismo de Portugal Apresentação ).
A manhã terminou com uma visita ao local nas Caldas da Felgueira, descrita pelo edil de Nelas como a “Pérola da Região”, para in loco o Secretário de Estado se inteirar do projeto ambicioso para a Requalificação da Zona da Ribeirinha/Praia Fluvial, que mereceu a melhor atenção e espera contar com o apoio financeiro por parte do governo para a sua execução. Um projeto muito relevante e com grande impacto para o Concelho de Nelas e Região, uma mais-valia em temos turísticos e de dinamização da economia local.