O Município de Nelas e a Agência Portuguesa do Ambiente, I.P., assinaram hoje um protocolo de cooperação técnica e financeira, no valor de 198 000,00€, para a requalificação do leito e margens do rio Mondego nas Caldas da Felgueira. Este financiamento será complementado com verbas da autarquia.
O projeto contempla um trilho pedonal natural, painéis naturais de sensibilização ambiental, informação da fauna e flora e da importância da água, zonas de pesqueiros, mobiliário urbano natural, áreas de usufruto do rio e convívio familiar, porto da barcarola, entre outras valências.
Esta será a 1 fase do projeto, desde a ponte das Caldas da Felgueira até ao local da há muito ansiada Praia Fluvial.
A segunda fase, desde este local até à ponte de Nelas-Seia, conta também com o compromisso futuro da APA e do Secretário de Estado do Ambiente.
A 3 fase, a construção da Praia/Piscina Fluvial, é um projeto com anúncio para breve da sua concretização.
O ato solene decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho, na presença do Secretário de Estado do Ambiente, Emídio Sousa, do Presidente da Associação Portuguesa do Ambiente, José Pimenta Machado, e do Presidente da Câmara Municipal de Nelas, JoaquimAmaral. O Presidente da autarquia agradeceu toda a colaboração e o trabalho conjunto com a APA no encontro de soluções para a requalificação e valorização deste património natural e cultural, de extrema importância para o concelho, e que certamente se irá assumir como pólo de atração de turistas e impulsionando o desenvolvimento económico local.
A linha de atuação sobre as margens do rio Mondego contempla a requalificação da zona ribeirinha das Caldas da Felgueira, com o objetivo de tornar a água, a fauna e flora num ativo económico e turístico, capacitado para usufruto da comunidade local e de todos os visitantes do território.
Com a assinatura deste protocolo, está dado o primeiro passo para a revitalização de um dos mais importantes cursos de água do concelho, resgatando a sua importância económica, turística, ecológica e social.