No âmbito da primeira Semana Desportiva Municipal e a encerrar este evento promovido pela Câmara Municipal de Nelas, teve lugar no passado sábado, dia 01 de julho de 2023, o Seminário “Da Formação à Competição”, que decorreu no Auditório do Edifício Multiusos de Nelas com um painel com vários treinadores e coordenadores técnicos de diferentes modalidades desportivas que trouxeram para o debate a importância da formação para a competição desportiva, com moderação da jornalista Mariana Silva, da TVI/ CNN Portugal.
Joaquim Amaral, Presidente da Câmara Municipal de Nelas, presidiu à Sessão de Abertura da Sessão, salientando os inúmeros benefícios da formação desportiva orientada para a competição e os desafios inerentes, referindo a importância do desenvolvimento das habilidades técnicas e táticas, desde cedo, dos atletas em ambiente competitivo, com impacto no crescimento pessoal, capacidade de concentração, motivação e comprometimento. O edil reforçou o excelente trabalho realizado pelos treinadores e equipa técnica dos Clubes e Associações Desportivas existentes no Concelho e impacto que têm nas centenas de atletas com quem trabalham diariamente e que em muito dignificam e orgulham o nome do nosso território, garantindo uma cultura desportiva ativa, saudável e inclusiva e incitando a promoção da saúde e bem-estar, construção de valores e do espírito de comunidade unida em torno do desporto.
Seguiu-se o primeiro painel sobre “Modalidades Amadoras ou Profissionais?”, com participação de André Coelho, atleta formado no ABC de Nelas e que atualmente é jogador da equipa principal de Futsal do Barcelona e Seleção Nacional, Jorge Coelho, Coordenador Técnico e Treinador de Juniores do ABC de Nelas, Vítor Nuno Dias, treinador principal Sub-19 Feminino do Sporting Clube de Portugal e Joaquim Escada, Presidente da Associação de Andebol de Viseu e responsável pelo Projeto Andebol4All da Federação Portuguesa de Andebol. Neste painel foram debatidos temas relacionados com a formação, em equipas amadoras e profissionais, numa partilha de experiências, visões e ideias sobre processo de treino das modalidades, com contributos de quem está no terreno e vê de perto o desenvolvimento de jovens talentos. A promoção dos estilos de vida saudáveis, desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais, valores e ética desportiva também foram temas analisados pelos participantes.
O segundo painel teve como tema “O detalhe organizacional dos clubes, por onde começar?”, com os oradores Augusto Assunção, Treinador de Futsal Nível III, Eugénio Bartolomeu, Treinador de Andebol Nível IV, e João Bento, Treinador de Futebol FPF Nível III. Foram apresentados e debatidos modelos de formação, os seus objetivos no processo de desenvolvimento desportivo a longo prazo, importância da coordenação técnica, relações entre treinadores e encarregados de educação, desafios e estratégias para o futuro e ligação transitiva entre o futebol de formação e futebol sénior.
Houve ainda um momento de homenagem a Pedro Pinto, árbitro do Concelho que terminou a carreira e que foi distinguido pelo Município pelo percurso exemplar.
No público estiveram diversos agentes desportivos, professores de Educação Física e comunidade em geral.