Realizou-se na tarde desta sexta-feira, dia 21 de junho de 2024, a Sessão Solene de Abertura da 1ª Feira Industrial, Comercial, Agrícola e Associativa de Nelas – FICA no Edifício Multiusos de Nelas, com a presença do Secretário de Estado da Administração Local, Ordenamento do Território, Hernâni Dias, Presidente da Câmara Municipal de Nelas, Joaquim Amaral, Presidente da Assembleia Municipal, José Albuquerque Vaz, entre outras entidades.
Na sua intervenção, o Presidente da Câmara Municipal de Nelas, Joaquim Amaral, deu as boas-vindas a todos os presentes e destacou a importância da FICA para o desenvolvimento económico e social da região, dirigindo um profundo reconhecimento e valorização dos empresários locais e de todos os que se fixam no nosso Concelho, fortemente industrializado, com um tecido empresarial forte e competitivo. O edil deixou ainda um agradecimento a todos os expositores e à forte presença das associações e coletividades nesta primeira edição da FICA, a quem cabe a exploração da zona de restauração e dinamização de alguns momentos culturais. O Presidente da. Assembleia Municipal apelou ao Governo para que o interior não caia em esquecimento pelas entidades governantes, pois é rico em cultura, gastronomia, património, enoturismo, lembrando algumas dificuldades que por vezes estes concelhos atravessam.
O Secretário de Estado, Hernâni Dias, destacou a relevância do evento, acrescentando que “tem todos os ingredientes para ser um grande sucesso” e para “alavancar o desenvolvimento do território”, sendo a FICA um bom exemplo disso. Numa análise à região, o governante, que também já foi autarca, disse entender perfeitamente os problemas do Interior. “Os nossos territórios não podem continuar a ser esquecidos como têm sido até aqui. É imperioso que se olhe para os territórios como territórios de grandes oportunidades. Deixo uma nota de esperança no futuro para o concelho de Nelas e para outros concelhos do país”, rematou.
A solenidade foi enriquecida por uma excelente prestação musical pela Academia Municipal de Artes de Nelas (AMAN), destacando o talento local e a importância da cultura na comunidade.
Esta edição conta com mais de 100 expositores de diversos setores económicos e ainda espaço restauração e bar, com participação de Associações locais, mostra de produtos de enoturismo, vinhos do Dão, azeite, queijo Serra da Estrela, doçaria, antiguidades e artesanato, zona saúde, espaço infantil e espaço animal.
Após a Sessão Solene foi inaugurada a “Exposição de Pintura e Escultura” de Luis Branquinho, que está patente até à próxima segunda-feira, dia 24 de junho, com obras de arte deste talentoso artista local e mostra de alguns trabalhos da fase que o artista intitulou de “Surreal Festivo”, com uma linguagem surrealizante e uma forte relação à infância e ao seu imaginário.
Seguiu-se a visita aos expositores, que mostram a diversidade e riqueza dos produtos e serviços apresentados nesta primeira edição, uma atuação pelo Coro Masculino da Universidade Sénior de Nelas, acompanhado pelo grupo “Os Fenianos” e do grupo 2&2 Brass Band de Santar.
A FICA representa um marco importante para o Município de Nelas, promovendo a interação entre os diferentes setores da comunidade e destacando a vitalidade e o dinamismo do concelho e região.
Convidamos todos os munícipes e visitantes a continuarem a participar nas diversas atividades programadas para os próximos dias, aproveitando esta oportunidade única de celebrar a nossa indústria, comércio, agricultura e associações locais.
Esta noite não perca, pelas 22h00 o Concerto da Banda Taxi e ainda DJ’s de Vacaciones e DJ Kiki, a partir das 23h30.
Esperamos por si.
FICA,
No Coração do Dão