A Sessão Solene de Abertura da 31ª Feira do Vinho do Dão decorreu perante uma plateia preenchida na tarde desta sexta-feira, dia 2 de setembro, no Auditório do Edifício Multiusos de Nelas, e foi presidida pela Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Professora Doutora Isabel Ferreira, Presidente da Câmara Municipal de Nelas, Joaquim Amaral, Presidente da Assembleia Municipal, José Albuquerque Vez, Presidente da Comissão Vitivinícola Regional do Dão, Professor Doutor, Arlindo Cunha, e Grão Mestre da Confraria dos Enólogos do Dão, Arquiteto José Perdigão.
A abrir a Sessão, o Presidente da Câmara Municipal de Nelas deu as boas vindas a todos, realçando o sentimento de alegria e de concretização que sente por este ano o formato da Feira do Vinho do Dão voltar a ser presencial, após dois anos de pandemia. “Em boa hora regressámos, sejam bem-vindos”, começou por referir, acrescentando que este ano o certame conta com 45 produtores de vinho do Dão, os melhores Chefes para showcoockings ,produtos gastronómicos de excelência, animação com artistas de renome, artesanato, associações, empresas da região e um leque de atividades diversificadas para toda a família, tudo isto possível graças a um esforço coletivo e apoios cruciais dos vários parceiros que tornaram este evento possível. Considera, ainda, a Feira do Vinho do Dão um dos “mais valiosos eixos estratégicos” e não esquece a dedicação de todos os produtores e agentes económicos ligados ao vinho, nomeadamente as “pessoas que se dedicam, todos os dias, à produção vitivinícola do Dão”. Por isso, e também devido à responsabilidade posicional que Nelas assume no mapa da Região, foi retomada a imagem “Coração do Dão” para esta 31ª edição com um novo modelo, para enaltecer as preciosas vinhas, o enoturismo, os produtos endógenos, o termalismo, entre outros, que tão bem caracterizam esta região. O Presidente fez ainda uma breve apresentação dos principais momentos dos próximos dias, revelando que os objetivos para as próximas edições assentam em dois pilares: a profissionalização e internacionalização do evento.
A Sessão prosseguiu com a Homenagem aos Jovens Enólogos do Dão com Idade até aos 35 anos participantes da 31ª Feira do Vinho do Dão 2022, pela Confraria dos Enófilos do Dão na pessoa do Grão-Mestre Arquiteto José Perdigão, que elogiou o trabalho, dedicação e profissionalismo dos mais novos na promoção da herança do Dão.
Arlindo Cunha, Presidente da Comissão Vitivinícola do Dão, salientou a necessidade da valorização do património genético e, consequentemente, económico da Região, alertando para o desafio da sustentabilidade devido às alterações climáticas e da necessidade de conservar a qualidade das castas da Região Demarcada do Dão, que assinala os 114 anos de existência.
A Secretária de Estado, Isabel Ferreira, elogiou a longevidade deste evento, que se reflete na sua qualidade, e que tanto contribui para a coesão dos concelhos da Região Demarcada do Dão, fazendo referência à evolução que os territórios do interior têm tido e o percurso trilhado à volta de um produto endógeno: o Vinho do Dão. “Aproveitando todo o património genético, houve uma estratégia de marketing territorial que agregou o território e que é um mérito à volta da identidade territorial”, disse, acrescentando que, em equipa, se chega sempre mais longe.
A Sessão Solene Abertura ficou igualmente marcada com a Atribuição dos Prémios do Concurso “Feira do Vinho Dão – Grande Prémio Eng. Alberto Vilhena: 10 Brancos. 10 Rosados. 10 Tintos”.
Conheça os vencedores:
Medalhas de Ouro:
-Categoria Melhor Vinho Branco – Quinta das Queimas com o vinho Queimas Field Blend 2020
-Categoria de Melhor Vinho Rosado: Adega de Penalva com o vinho Adega de Penalva Colheita 2021
-Categoria de Melhor Vinho Tinto: Quinta da Fata com o vinho Quinta da Fata Reserva 2017
Medalhas de Honra na Categoria de Vinho Branco:
-Adega de Penalva
-Altitude Wines
-Amora Brava
-Casa de Santar
-Quinta Dona Sancha
-Quinta de Cabriz
-Quinta do Mondego – Munda
-Vinhos Borges
-Carlos Raposo – Vinhos Imperfeitos
Medalhas de Honra na Categoria de Vinho Tinto:
-Adega da Corga
-Amora Brava
-Casa da Passarella
-Casa de Santar
-Julia Kemper
-Quinta do Mondego – Munda
-Quinta Dona Sancha
-Sogrape
-Tavfer Vinhos
Medalhas de Honra na Categoria de Vinho Rosado:
-Adega de Mangualde
-Caminhos Cruzados
-Casa da Passarella
-Julia Kemper
-Quinta do Mondego
-Quinta de Santo António
-Quinta dos Carvalhais
-Vinhos Borges
Consulte todas as informações sobre os vinhos que receberam Menção Honrosa na nossa galeria!