O último sábado, dia 8 de outubro, foi um dia preenchido em Vilar Seco, com atividades culturais abertas a toda a comunidade, que não deixaram ninguém indiferente perante tanta alegria e dinamismo. A tarde começou junto ao Parque Infantil com a atuação do Rancho Folclórico de Vilar Seco, que organizou e apresentou a “Desfolhada”.
A festa não ficou por aqui e prosseguiu com o baile comunitário, com um verdadeiro “remoinho” de pessoas, graças ao espetáculo “Afluentes”, um momento de dança e de partilha que cativou o público presente. A criação da autoria de Marta Silva, Marta Coutinho e Ruca Rebordão, contou com a participação das intérpretes como Marta Coutinho ou Susana Domingos Gaspar, em colaboração com associações culturais do território.
Os participantes desenvolveram um conjunto de jogos coreográficos participativos que celebraram o património imaterial, num exercício de diálogo, parcerias e criatividade, marcando o encerramento do ciclo de espetáculos no seguimento do projeto “Alto Mondego Rede Cultural”, do qual o Município de Nelas faz parte, e que vai já na segunda edição, pretendendo, através de várias manifestações artísticas, aproximar as artes das pessoas, gerando pontes e aproximando os territórios do Alto Mondego.
Joaquim Amaral, Presidente da Câmara Municipal de Nelas, reforçou a importância deste género de dinâmicas junto da população local, promovendo a cultura, a tradição e o associativismo, destacando a proatividade das Juntas de Freguesias e Associações do Concelho, elogiando, igualmente, projetos como o “Alto Mondego Rede Cultural”, que trabalham diretamente com as associações locais, proporcionando momentos únicos de interação com o público.
Reveja alguns dos melhores momentos na nossa galeria!