Foi hoje inaugurada oficialmente a Loja de Cidadão de Nelas. O Primeiro-Ministro António Costa, juntamente com a Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques, a Secretária de Estado Adjunta e da Modernização Administrativa, Graça Fonseca, e o Presidente da Câmara Municipal de Nelas, José Borges da Silva, fizeram hoje a inauguração deste espaço que está já em funcionamento em Nelas há alguns meses, sendo já parte do dia a dia dos munícipes.
O Presidente da Câmara Municipal referiu que o equipamento é o culminar de um projeto que vem modernizar o concelho de Nelas, representando uma aposta ganha para quem aqui vive e trabalha, aproximando os serviços da Administração Central e Local à comunidade. A sua localização estratégica constitui uma criação de valor, permitindo que o conjunto dos serviços presentes neste edifício reabilitado para o efeito, se aproximem, tornando-se mesmo vizinhos em alguns casos, de outros serviços. Continuou dizendo que a abertura desta Loja de Cidadão de Nelas representa mais uma etapa no Processo de Modernização Administrativa em curso no Concelho de Nelas, e é parte integrante da estratégia de criação de uma rede complementar e descentralizada que inclui os Espaços Cidadão nas Juntas de Freguesia de Canas de Senhorim e de Santar / Moreira.
Para Maria Manuel Leitão Marques, Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa,” hoje é o dia em que se verifica o resultado do trabalho colaborativo entre o governo Central e o Local”. Esta Loja de Cidadão é a 17ª que este Governo inaugura sendo que, a maioria delas foram no Interior do Pais, tendo, no entanto, a Ministra referido que no caso em particular do Concelho de Nelas “é uma parte do território muito dinâmica pela sua atividade económica em diferentes setores com empresas do melhor que temos no País”.
O Primeiro-Ministro António Costa encontrou em Nelas mais um caso de sucesso, agradecendo ao Presidente da Câmara a “colaboração e o trabalho conjunto no sentido de conseguir fazer mais e melhor e de como a descentralização é possível e vale a pena”. Para António Costa, as Câmaras Municipais estão habilitadas para servir os cidadãos e melhorar os seus territórios considerando que os serviços públicos são absolutamente essenciais para a qualidade de vida e para o desenvolvimento económico. O Primeiro-ministro referiu ainda que “não há tecnologia que dispense a presença de proximidade e o contacto direto”. As Lojas e os Espaços de Cidadão são um exemplo de excelência da boa forma como no século XXI é possível prestar esse atendimento de proximidade.
A intervenção terminou com a referência ao Programa Nacional de Valorização do Interior apontando que só a conjugação das diversas medidas e o reforço dos serviços disponíveis permitirá uma verdadeira estratégia para os territórios de baixa densidade.