Realizaram este domingo, dia 13 de novembro, as atividades no âmbito do Dia Mundial do Enoturismo. Os participantes partiram do Largo do Escanção, em Nelas, onde Elsa Loureiro, Vice Presidente dia Câmara Municipal de Nelas, deu as boas-vindas a todos neste dia com tanto simbolismo no Concelho, decorrendo, de seguida, uma visita à Quinta da Amora Brava, em Vilar Seco, onde foi dada a conhecer a história destes vinhos, seguindo-se uma exposição de queijos da Quinta da Estaca e uma breve apresentação da produção destes produtos. No final, houve tempo para uma prova de vinhos e harmonização com os queijos.
O dia continuou na Quinta da Boiça, em Canas de Senhorim, onde foi feita uma visita e degustados os néctares do Dão, tendo-se seguido uma visita à Lusovini, que presenteou os participantes com um momento musical com música tradicional portuguesa, sucedendo-se uma visita guiada à adega que terminou com prova de vinho.
A tarde prosseguiu com visita às Lagaretas Medievais de Prazias, em Moreira, onde foi realizada uma apresentação técnica sobre “Os Primeiros Vestígios de Produção de Vinho na Região. Das Lagaretas Medievais ao Vinho do Dão”, da responsabilidade de Jorge Adolfo Marques, Professor da Escola Superior de Educação de Viseu, Instituto Politécnico de Viseu.
Continuou com a visita aos Caminhos Cruzados, onde foi feita uma visita guiada pela adega e degustação de vinhos. Os participantes tiveram, ainda, momentos de convívio e animação musical, que ficou a cargo dos professores da Academia Municipal de Artes de Nelas, que cantaram o tema “Vindimas” levado ao Festival Canção Rural 2022.
Com esta iniciativa a Câmara Municipal de Nelas, a convite da AMPV em parceira com a Recevi, pretendeu assinalar o Dia Mundial do Enoturismo no nosso Concelho, Coração do Dão, divulgado um leque de atividades ligadas ao setor enoturístico, reforçando a promoção da cultura e das tradições, bem como dos produtores de vinho e do seu enoturismo, valorizando os territórios vinícolas e eventos, como a Feira do Vinho do Dão.
Foram vários os motivos de interesse que os participantes visitaram ao longo de todo o dia, numa experiência única que os aproximou daquilo que de melhor o Concelho de Nelas tem para oferecer. O Município agradece a todos aqueles que se associaram a esta iniciativa.