O ponto de encontro foi no Largo da Misericórdia de Santar, com uma visita ao jardim da Santa Casa, seguida de uma agradável caminhada pela natureza e património que associou a Poesia, com a declamação de poemas redigidos por Manuel Brites, aluno da Universidade Sénior de Nelas, no decorrer do percurso, e que reuniu cerca de 30 participantes ao longo de 8 km.
À natureza, floresta, vinhas e deslumbrante paisagem, aliou-se o património e história da Vila de Santar, bem como uma visita guiada ao projeto Santar Vila Jardim, com destaque para a plantação de uma árvore de fruto na Quinta da Fata, pelos participantes na caminhada, numa ação de partilha de experiências e conhecimentos e que proporcionou um convívio salutar, de bem-estar físico e lazer.
A todos a Vice-Presidente da Câmara, Elsa Loureio, dirigiu uma palavra de agradecimento pela presença e espírito participativo, deixando o convite para próximas ações que o Município venha a organizar, no âmbito de dias comemorativos.
O Município deixa ainda uma palavra de agradecimento aos proprietários da Quinta da Fata, do Santar Vila Jardim e Igreja da Misericórdia de Santar, pela pronta colaboração nesta grande Caminhada.