A oferta diversificada nos dois dias do Enoturismo, 9 e 10 de novembro, foi desenvolvida em vários pontos do Concelho e contou com cerca de uma centena de participantes.
Na tarde de sábado, 9 de novembro, o programa contemplou um vasto conjunto de visitas e experiências enoturísticas diferenciadas em torno do património arqueológico, de exposições e de provas gastronómicas e de vinho. Caminhos Cruzados, “Pedra Cancela Berço – Adegas Lusovini e PAÇO DOS CUNHAS – Casa de Santar apresentaram provas comentadas de vinho, enquanto que no Solar de Vilar Seco, o Restaurant Atmosphere “by Chez Gilbert” proporcionou um momento de degustação gastronómica. O dinâmico envolvimento dos participantes nas diversas ações que contemplaram o programa foi notório, traduzindo-se numa verdadeira celebração do enoturismo e do próprio património cultural do território.
No sábado e domingo, decorreu também a iniciativa “Portas Abertas” onde os produtores de vinho aderentes, respetivamente Caminhos Cruzados, Quinta do Carvalhão Torto, Pedra Cancela Berço – Adegas Lusovini e Quinta da Boiça, abriram as suas portas para dar a conhecer as suas instalações, projetos e vinhos.
O Município de Nelas, Coração do Dão, deixa um profundo agradecimento a todos os que tornaram possível a realização desta iniciativa, aos produtores, restauração e participantes, na promoção do território, do vinho e da vinha, que fazem parte da identidade e memória do Concelho e da Região. A par da Feira do Vinho do Dão, a realizar no primeiro fim de semana de setembro de 2025, principal evento de promoção do Vinho do Dão, esta é também uma iniciativa associada ao vinho que evidencia a atratividade crescente deste concelho enquanto destino de enoturismo de excelência.