No próximo domingo, dia 13 de novembro, comemora-se o Dia Mundial do Enoturismo e o Município de Nelas, como Coração do Dão, assinala este dia especial com um leque de atividades ligadas ao setor enoturístico, reforçando a divulgação da cultura e das tradições, bem como dos produtores de vinho e do seu enoturismo, valorizando, assim, os territórios vinícolas.
Vão ser vários os motivos de interesse ao longo do dia, nomeadamente com visitas técnicas, provas de vinhos e divulgação do património enoturístico, numa oportunidade única dos participantes conhecerem, de perto, o que de melhor o Concelho de Nelas tem para oferecer.
➡️Programa:
Com ponto de encontro no Largo do Escanção, irão ser visitadas a Quinta da Estaca, Quinta da Boiça e Lusovini com diversas provas de vinhos e queijo pelo caminho, terminando com um almoço livre.
O dia continua da parte da tarde com visita às Lagaretas Medievais das Prazias, em Moreira, onde será realizada uma apresentação técnica sobre “Os Primeiros Vestígios de Produção de Vinho na Região. Das Lagaretas Medievais ao Vinho do Dão”, da responsabilidade de Jorge Adolfo Marques, Professor da Escola Superior de Educação de Viseu, Instituto Politécnico de Viseu.
Segue-se uma visita aos Caminhos Cruzados, terminando com um momento de convívio e animação musical com um Sunset para brindar a Nelas como Coração do Dão e a toda a oferta enoturística do Concelho. A Academia Municipal de Artes de Nelas também irá fazer uma atuação, para animar todos os presentes.
➡️Inscrições:
Todos os interessados em participar nesta atividade deverão inscrever-se através do seguinte link: https://tinyurl.com/DiaMundialEnoturismoNelas
➡️Sobre o Dia Mundial do Enoturismo
O Dia Europeu do Enoturismo foi instituído em 2009 pela Rede Europeia das Cidades do Vinho (Recevin), passando a ter um carácter mundial a partir de 2019. A AMPV é parceira da Recevin na promoção desta iniciativa, dinamizando-a a nível nacional em colaboração com os municípios e Rotas do Vinho. São ainda parceiros desta comemoração a Città del Vino (Itália), Acevin (Espanha) e a AMETUR.
Mais de 600 cidades e municípios de vários pontos do mundo estarão envolvidos nesta comemoração, organizando visitas guiadas a adegas, degustação de vinhos, visitas a locais turísticos e históricos do território, passeios pelas vinhas, harmonizações de vinhos, entre muitas outras atividades, tornando a cultura do vinho mais acessível aos cidadãos, que é também um dos principais desígnios desta comemoração.