Município de Nelas homenageia a memória do Dr. João Carlos Senna-Martinez no âmbito das comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, com o breve documentário In Memoriam |1948-2022|
Relembrar o homem e o investigador que tanto gostava de Nelas e cujo legado se pretende perpetuar, através da continuidade na investigação e salvaguarda patrimonial no Concelho.
O tema “PATRIMÓNIO E CLIMA pretende perspetivar as grandes causas da sustentabilidade e da economia circular do ponto de vista do Património Cultural, convidando-nos, assim, a analisarmos o passado e o património material e imaterial enquanto herança e referência da nossa identidade mas, também, a projetarmos num futuro mais solidário e mais inclusivo, sensibilizando comunidades e públicos, reforçando laços identitários e criando novas oportunidades – alicerçadas no reconhecimento da importância da cultura e do património enquanto elementos aglutinadores da sociedade.
Senna-Martinez
O Professor Doutor João Carlos Freitas de Senna-Martinez foi Professor Associado da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e Investigador Integrado do Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa (Uniarq). Tendo iniciado a sua carreira de investigador em Moçambique e a sua formação académica na Universidade de Eduardo Mondlane (Maputo), terminou a Licenciatura em História na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (1979), onde veio mais tarde a concluir o seu Doutoramento em Arqueologia e Pré-história (1990). Entre 1979 e 2012 desempenhou funções docentes na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, lecionando unidades curriculares da sua área de especialidade nas Licenciaturas de Arqueologia, História e Estudos Africanos, bem como no Mestrado de Arqueologia, onde orientou diversas dissertações. Ao longo da sua atividade docente motivou e apoiou diferentes gerações de alunos que participaram nos seus múltiplos projetos de investigação, centrados no estudo do megalitismo, do Neolítico, do Calcolítico e da Idade do Bronze da Beira Alta, das Terras Quentes de Trás-os-Montes e da Estremadura, bem como no estudo das Coleções da Arqueologia Colonial Portuguesa, temas sobre os quais nos deixou uma vasta bibliografia e aos quais continuou ligado até ao final dos seus dias.