A convite da DGPC, Direção-Geral do Património Cultural (a)Riscar o Património/Heritage Sketching com apoio dos Urban Sketchers Portugal, o município de Nelas aceitou o desafio.
“Tempos excepcionais exigem atitudes excepcionais. O projecto (a)Riscar o Património continua, num registo diferente – já que estamos a viver uma época diferente – mas sempre com o mesmo propósito de desafiar, de interpelar, e de representar o mundo através do desenho. E, porque continuamos activos apesar de confinados, porque vivemos dias arriscados nunca antes vividos, vamos trazer o risco para dentro de casa numa proposta do (a)Riscar o Património.”
Foi escolhida uma obra literária representativa, o romance “O Tempo Certo do Vinho” da autoria de Sandra Leal, editado em 2016 pela Câmara Municipal de Nelas. O tema central em torno do vinho estava escolhido, faltava transpor para a tela a mensagem que remete para a Vila de Santar e que o Vereador Aires Santos decidiu aceitar o desafia da criação.
No romance O Tempo Certo do Vinho, um excerto de uma poesia serviu de mote “…quando o dia chegar de abraçares o Dão, confia na lomba que traz o João. Respeita a casta, a terra e o agricultor, espera o tempo certo do vinho melhor…”.
A pintura de uma cena bucólica da dura lide agrícola, de um dos duros pormenores de cuidar das vinhas e dos terrenos, assume-se como o respeito por quem amanha a terra.
Porque Nelas Pinta a Cultura!