É com grande entusiasmo que o Município de Nelas anuncia a relocalização das aras romanas, que estavam perdidas desde o final da década de 80, emergindo agora para serem integradas nas reservas patrimoniais da autarquia, em colaboração com a União de Freguesias de Carvalhal Redondo e Aguieira, que as recebeu de um dos habitantes da aldeia.
Recolhidas no verão de 1985
Originalmente encontradas a servir de ombreiras num lagar em Carvalhal Redondo, estas preciosas relíquias foram recolhidas no verão de 1985, resultando num artigo científico elaborado pelo ilustre arqueólogo Dr. João Inês Vaz. Este achado reveste-se de extrema importância para o Concelho, atestando um denso povoamento na época romana.
Agora, as aras estão sob o devido acompanhamento do Serviço de Turismo e Património Cultural, que irá catalogar os achados com vista a serem musealizados num futuro próximo, para usufruto da comunidade. As aras encontram-se temporariamente na sede da Junta de Freguesia, onde podem ser apreciadas pelo público.
Origem Histórica das Aras
Para contextualizar, uma Ara é uma pedra aparelhada, geralmente prismática, com uma inscrição na qual o dedicante agradece a uma determinada divindade algum benefício ou graça concedida. Importante ressaltar que as aras votivas não eram exclusivas dos romanos, uma vez que outros povos da antiguidade, como os gregos e os egípcios, também as erguiam.