O envelhecimento de cada ser humano é um tema muito estudado e debatido nos dias de hoje, sendo que, consiste num fenómeno inevitável, irreversível e cada vez mais extensivo, onde a procura da qualidade de vida na velhice ganha um maior sentido como forma de atingir a meta do bem-estar, da felicidade.
Neste sentido é importante intervir no dia a dia de cada um, estimulando as suas capacidades físicas e psicológicas de forma a dignificar e de lhes proporcionar condições de vida que conduzam a uma verdadeira integração na sociedade.
O projeto Itinerante da Universidade Sénior de Nelas, tendo essa preocupação diária, com os alunos das várias freguesias do concelho de Nelas (Póvoa de Sto. António, Vilar Seco, Urgeiriça e Santar) procurou levar uma atividade que culminasse com esta temática. Foi-lhes proposto a criação de um “Álbum Fotográfico” reaproveitando materiais, onde iriam colocar fotografias suas e dos seus familiares mais antigas.
Esta prática permitiu aos alunos trabalhar a sua criatividade e motricidade fina… “(…) as artes e a prática da virtude são as armas mais próprias à velhice, as quais devem ser cultivadas em todas as idades. Quando já se viveu o bastante, produzem-se frutos extraordinários (…)”.