Freguesia do concelho de Nelas, cujo padroeiro é S. Salvador, Canas de Senhorim tem uma área de 25.66 km2 e 3.458 habitantes (de acordo com os Censos 2011), com densidade de 138,5 habitantes por km 2 .
Foi elevada a Vila por Decreto n.0 15/128 de 21 de Março de 1928. Integram a freguesia as povoações de Póvoa de Santo António, Urgeiriça, Vale de Madeiros e parte das Caldas da Felgueira.
Com o Foral de Abril de 1196, cedido por D. Sancho I e confirmado pelo segundo Foral de Março de 1514 por D. Manuel l, Canas de Senhorim foi sede de Município, constituído apenas por aquela freguesia, no inicio do séc. XIX, ao qual foi anexada também a freguesia de Carvalhal Redondo.
Foi extinto o Concelho em 9 de Dezembro de 1852 e criado um novo com a designação de Concelho de Nelas. Quinze meses mais tarde, depois do decreto que o extinguiu, o Concelho de Canas de Senhorim acabava em definitivo.
A partir do início do séc. XX, Canas de Senhorim transformou-se num importante centro industrial e mineiro. Impulsionado pelas Minas da Urgeiriça que foram registadas em 1913 e pela Companhia Portuguesa dos Fornos Elétricos, cuja atividade metalúrgica teve uma ligação estreita com a extração de quartzo em Santa Luzia, Viseu (onde se encontra instalado o Museu do Quartzo).