Em Sede de Conselho Local de Ação Social (CLAS) de Nelas, em 11 de dezembro de 2014, foi constituído um grupo de trabalho dos Cuidadores Informais.
À posteriori, em 25 de junho de 2015, em Sede de Conselho Local de Ação Social (CLAS) de Nelas, para operacionalizar a intervenção, foi criado um grupo de trabalho mais restrito, sendo pretensão deste, informar e auxiliar os agregados familiares que prestam cuidados a pessoas dependentes, capacitando-os e orientando-os para a melhoria da prestação de cuidados, reduzindo as suas fragilidades/adversidades resultantes desta prática diária.
Entre os diversos agentes interventivos na comunidade, aqueles que constituem efetivamente este grupo de trabalho, denominado por CER – Cuidar e Receber, Projeto de Informação e Apoio aos Cuidadores Informais, são:
- Serviço Municipal de Apoio à Economia Social
- Unidade de Cuidados na Comunidade
- Guarda Nacional Republicana
- Centro Distrital da Segurança Social de Viseu
- Centro Social Paroquial de Canas de Senhorim
De acordo com as linhas estratégicas definidas, foram delineadas as seguintes fases:
- 1ª fase – Construção do questionário de identificação;
- 2ª fase – Aplicação do questionário nas freguesias;
- 3ª fase – Análise de conteúdo- Diagnóstico das necessidades das famílias;
- 4ª fase – Acompanhamento /encaminhamento dos indivíduos;
- 5ª fase – Reavaliação da situação, podendo existir redefinição das condições familiares;
- 6ª fase – Visitas domiciliárias regulares.
Início do Projeto de Itinerância
Dando cumprimento às diligências previamente estabelecidas, o Município de Nelas, enquanto entidade parceira, de forma a agilizar o trabalho previsto no Plano de Ação dos Cuidadores Informais, em Sede de Núcleo Executivo, propôs a realização de Ações de Esclarecimento em todas as Freguesias do Concelho sobre esta temática.
Assim, foram realizadas 9 ações de esclarecimento intituladas “Direitos Sociais dos Idosos”, que culminou com o Seminário que se realizou no passado dia 30 de maio, em Nelas.
De referir que, até ao presente, foram identificados 98 cuidadores informais, dispersos pelas 9 localidades do Concelho.
Em suma, pretende-se com este grupo de trabalho conhecer o maior número possível de dependentes e respectivos cuidadores informais do Concelho de Nelas, isto é, pessoas que prestam cuidados a idosos e/ou dependentes, bem como capacitá-los, através de formação e/ou informação, de forma a poderem dar resposta às necessidades das pessoas idosas e/ou dependentes.