- Ação de sensibilização online: https://store.irradiare.com/index.php/s/GW3mEgkS4k9EpG9
- Quizz (para disponibilizar junto com a ação de sensibilização; online): https://staging.irradiare.biz/875665f043d1559d7eae31d83f7fe2e2;
mais árvores no concelho de nelas
prevenção de Incêndios
Em parceria com a GNR, (Equipas de Protecção da Florestas e Equipas de Protecção da Natureza e do Ambiente) e Bombeiros Voluntários de Canas de Senhorim, a Autarquia desenvolveu este projecto com o objectivo de consciencializar toda a população e alertar para as ameaças que constituem os incêndios florestais, tanto nos espaços verdes, como também nos edifícios e ao mesmo tempo sensibilizar para comportamentos de risco.
prevenção à burla
Dirigida aos seniores, a Câmara Municipal promoveu a acção de sensibilização “Prevenção à Burla”, orientada por elementos da GNR que alertaram e esclareceram os presentes sobre os métodos utilizados pelos burlões.
vamos limpar Portugal
A adesão da autarquia ao projecto nacional “Mãos à Obra!” Vamos Limpar Portugal” permitiu a recolha de monos e entulhos espalhados indevidamente e ilegalmente por diversos espaços florestais do Concelho, num total de 43.48 toneladas, bem como a reflorestação desses locais com a plantação de árvores. Um movimento cívico, que através da participação voluntária, promoveu a educação ambiental e reflexão sobre a problemática do lixo, do desperdício, do ciclo dos materiais e do crescimento sustentável, por intermédio da limpeza do espaço florestal, na remoção de lixo depositado indevidamente nos espaços verdes.
Processionária | Lagarta do Pinheiro
A Lagarta do Pinheiro ou Processionário é um desfolhador invernal que pode parasitar todas as espécies de pinheiros e cedros. A lagarta está coberta de pelos, que libertam um líquido, extremamente urticante, podendo originar graves problemas de saúde.
A Lagarta do Pinheiro ou Processionário passa por 4 fases (ovo, lagarta, pupa e inseto adulto) e podem atingir 5cm de comprimento. No final do Inverno, as lagartas descem das árvores em procissão e enterram-se no solo para passarem a borboleta.
COMO COMBATER A DISPERSÃO
janeiro a maio | DESTRUIÇÃO DAS LAGARTAS em procissão ou pupas no solo – cintas embebidas em cola à base de poli-isolbutadieno e/ou recolha manual e queima das lagartas.
junho a setembro | ARMADILHAS – captura de borboletas através de armadilhas com feromonas sexuais.
setembro a outubro | TRATAMENTOS QUÍMICOS – destruição das lagartas através de inibidores de crescimento; hormonas de muda dos insetos; e inseticidas microbiológicos.
setembro a novembro | TRATAMENTOS QUÍMICOS – destruição da lagarta através de microinjeção no tronco.
outubro a dezembro | DESTRUIÇÃO DE NINHOS – remoção manual dos ninhos em árvores jovens seguida de queima ou injeção nos ninhos com inseticida piretróide de síntese.
Mais informações: www.icnf.pt
nós protegemos a floresta. e tu?
Dirigida a cerca de 600 alunos do 1º CEB, esta acção contou com a colaboração da GNR e dos Bombeiros Voluntários, que desenvolveram actividades lúdico-pedagógicos em todas as Escolas do 1º CEB do Concelho, numa acção de sensibilização e consciencialização de todas as crianças para a importância da defesa da floresta e preservação do meio ambiente.
projecto eco-escolas
Em articulação com o Programa de Educação Ambiental “Projecto Eco-Escolas”, desenvolvido pela escola EB 2,3 Dr. Fortunato de Almeida de Nelas, o Município promoveu actividades lúdicas e pedagógicas com o objectivo de alertar os mais jovens para a importância do recurso água, incentivando-os à mudança de hábitos de consumo e de comportamentos.