A Quinta da Cerca localiza-se no concelho de Nelas, entre a estrada municipal que liga Vilar Seco e o cruzamento da E.N. 234, Nelas/Mangualde, a dois Km deste último.
Abrange uma área total superior a 350.000m² e tem exposição Norte, limitada pela ribeira do Cagavaio, penetrando algumas parcelas no concelho de Mangualde.
É uma Quinta secular, com solo de origem granítica, outrora com grandes extensões de vinha e prados de lima (as lameiras), possuindo árvores de fruto e mata, um moinho de água arruinado e diversas casas de lavoura. Provavelmente e num passado mais longínquo, a sua área florestal era dominada pelos Quercus, sobretudo Carvalhos e Azinheiras, conservando-se um exemplar desta espécie, com centenas de anos, que constitui o seu símbolo natural.
Depois de abandonadas as atividades agrícolas, sofreu recentemente a ação do fogo, pelo que a vegetação atual é resultado da regeneração espontânea.
A sua localização, em pleno planalto do rio Dão, num vasto anfiteatro limitado a poente pela Serra do Caramulo e a nascente pelas Serras da Estrela e do Açor, confere-lhe vistas panorâmicas que permitem a leitura interdisciplinar de uma vasta e diversa paisagem.